sábado, 4 de julho de 2009

La gripe porcina

A atitude do governo da Grã-Bretanha de reduzir o alerta da gripe, sob o argumento de que o que tem que ser feito é lidar com ela de outra maneira, em vez de fechar todos estabelecimentos, já que ela veio pra ficar, portanto deve se adquirir novos costumes para evitá-la. Isso parace ir na contramão do que tem feito algumas cidades, notadamente São Gabriel, no RS, ou La Plata, na Argentina, onde foi decretado o fechamento de centros culturais, teatros, zoológicos, etc.

De fato, vai na contramão, mas a lógica da iniciativa do governo britânico faz mais sentido. Uma vez que existe essa gripe, ela não será extiguida, e sim, fará parte do rol de doenças já elencadas pela OMS. Muito em breve já não se verá mais notícias do tipo "André Marques está com a nova gripe"; 'Ator americano contraiu a nova gripe". Essa é apenas mais uma das doenças que, infelizmente, ainda aparecerão com o tempo. Agora, imaginemos: alerta mundial, ninguém sai de casa nos quatro cantos do mundo, não se pode ir mais à padaria, à escola, etc. (?). Nesse sentido, há que se buscar meios de evitar uma exposição maior aos que contrairam a gripe, iniciativas, como às recomendadas por alguns infectologistas, como lavar a mão sempre, dormir bem, se alimentar-se bem, para adquirir mais resistência à doença, caso a contraia.


Uma colega, a Luciana, recifense, está em Buenos Aires e disse que não há tanto pânico como diz "los medios de comunicación." Recentemente pensei até em mudar meu intinerário para Cuzco, na Bolívia, depois de conversar com uma local via Skype, e ela me dizer que só um caso da tal gripe lá, mas...dá não, gasta-se bem mais! Também falei com o Miguel "ermano" de Bs As, e, diante da ansiedade, coloquei a seguinte situação: se fosse ele que tivesse uma viagem programada para o Brasil, diante desse contexto, se ele viria, e ele, "Si, claro". Isso indica que embarcarei mesmo dia 10 próximo.

Saludos!

2 comentários:

  1. Bom, é exatamente como você disse. Aqui e aí, os meios de comunicação aumentam ou supervalorizam a gripe. Ela é doença como qualquer outra, que precisa de prevenção. Dengue...por ex! Tem todos os cuidados e, mesmo assim, ainda chega nas pessoas.
    O importante é saber conviver e, principalmente, VIVER. Existem coisas na vida, que ou são agora, ou jamais teremos as mesmas oportunidades. Coisas diferentes e, até melhores, virão. Mas, IGUAL ÀQUELA, não.
    A hora é agora.
    Vim, vi e não me arrependi.

    Espero você por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mídia é Mídia, publíca o que vende.
    Se o povo quer ler sobre a morte do Michael Jackson, sobre a mulher que matou o marido a facadas ou sobre a tal da gripe que vai matar todo mundo "Oh, é o fim dos tempos /o\"... então é isso mesmo o que vai se polemizar, se espalhar pelas filas de banco, pelas salas de aula e saguões de aeroportos!

    Bom, seja lá qual for a gripe: do porco, do boi, da galinha, do elefante, do cachorro, do papagaio... Não se esqueça da boa educação e desejar-lhes saúde ao espirrar!

    ResponderExcluir